Manual de Instruções

Caros leitores, após muito tempo decidi quebrar alguns de meus votos de silêncio. Um deles inclui voltar a escrever por aqui. O outro, falar de política. Tarja Preta versão 3.0, divirtam-se!
Caso você encontre em algum dos meus textos algo interessante e queira compartilhar com seus amigos ou em seu site, revista, jornal, etc., sinta-se à vontade. Basta indicar a fonte e recomendar a leitura do blog, e todos os textos que estão aqui estarão ao seu dispor.

P. S.: decifra-me ou devoro-te!

sexta-feira, 16 de março de 2007

Ateísmo e Espiritualismo - uma relação impossível?

Vocês podem achar meio estranho o que eu vou falar aqui, mas o ateísmo e o espiritualismo não são mutuamente excludentes, isto é, nada impede um ateu de ser espiritualista. O ateu é aquele que não crê em deus, mas isso não fala nada acerca de outras coisas. Assim sendo, no ipso litteris, um budista (seguidor de uma religião espiritualista) é ateu, já que não há deuses em sua fé.

Filosoficamente falando, é fácil construir uma doutrina espiritualista que não cite deus em nenhum momento. Por exemplo, se definirmos espírito como o somatório entre consciência (capacidade de perceber o mundo) e inteligência (capacidade de lidar com as percepções que se tem do mundo) - como a Filosofia costuma fazer -, chegamos a um embrião de doutrina reencarnacionista. Não precisamos do corpo para perceber o mundo nem para lidar com essas percepções, visto que mesmo sonhando estamos sujeitos às impressões sensoriais. Se o espírito não depende do corpo para existir, ele pode existir sem um. Se o corpo e o espírito são de natureza distinta, nada impede que um espírito se acople a um corpo (o contrário é impossível, pois o corpo é apenas matéria inerte e sem vontade).

Esse protótipo de teoria reencarnacionista é só um dos exemplos de que ateísmo e espiritualismo não são mutuamente excludentes. Seria uma atitude tacanha negar a existência de um espiritualismo, já que filosoficamente ele é viável: até o primeiro Wittgenstein (1919), em qualquer autor você pode encontrar as bases para uma doutrina espiritualista (e às vezes toda). O ateu que nega o espiritualismo é tão mentecapto quanto o fanático religioso que diz que apenas a sua fé é correta.

O ateísmo também lida com o lado material, tanto quanto qualquer doutrina ou sistema religioso, mas de uma maneira mais imediata, pois é a partir do mundo material que o ateísmo chega a outros níveis. Tipicamente, o ateu, quando filósofo ou cientista, é um empirista lógico, isto é, parte dos fatos do mundo para chegar aos estados de coisas que suas teorias visam representar, sem se permitir a crença ou a fé sem bases.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger