Manual de Instruções

Caros leitores, após muito tempo decidi quebrar alguns de meus votos de silêncio. Um deles inclui voltar a escrever por aqui. O outro, falar de política. Tarja Preta versão 3.0, divirtam-se!
Caso você encontre em algum dos meus textos algo interessante e queira compartilhar com seus amigos ou em seu site, revista, jornal, etc., sinta-se à vontade. Basta indicar a fonte e recomendar a leitura do blog, e todos os textos que estão aqui estarão ao seu dispor.

P. S.: decifra-me ou devoro-te!

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Pensamentos sobre o Cinturão de Órion - com colaboração da Light

Caríssimos amigos e inexistentes leitores deste irreal botequim pé-sujo totalmente fora do consenso que pelos mortais comuns e ignorantes é chamado de realidade objetiva. Por esses dias faltou luz aqui em casa e nas vizinhanças lá pelas altas horas da noite. A maior parte das pessoas (isto é, todas aquelas que um psícólogo encaixaria na categora "pessoa normal e comum") acha isso um incômodo, liga pra concessionária de energia elétrica local (no meu caso a Light) e fica conversando com seus vizinhos, que, em sua maioria, puxam uma cadeira para a calçada e ficam esperando a iluminação voltar. Mas este ser insano que trabalha como cicerone de suas próprias loucuras prefere fazer coisa melhor, e por isso aproveita o céu claro e sem nuvens e iluminação artificial para observar as estrelas.
Logo de cara o Cinturão de Órion, popularmente conhecido com as Três Marias, ganha destaque aos meus olhos. Órion é uma constelação visível de todo o Rio de Janeiro, e tanto que eu observo os céus já sei determinar a posição relativa da minha casa com uma simples olhadela a esse notório ente celeste. Mas nesse dia tinha alguma coisa me chamando atenção para essas estrelas, e portanto eu decidi tentar decifrar esse enigma que me veio aos olhos (literalmente). Como vocês devem ter percebido, este ser insano aqui não tem uma noção "padrão" do que vem a ser passatempo - tanto que, antes de admirar Órion eu tentei escrever (desisti porque não tinha vela em casa no dia) e fazer crochê (desisti pelo mesmo motivo). Enfim, enconsto-me na parede deliciando-me com a fresca noturna e com o quebra-cabeça que eu me pus nas mãos.
A primeira coisa que eu notei é que o homem urbano, via de regra, não tem o hábito de olhar para os céus, e por isso mesmo não entende o que pessoas como eu vêem nas estrelas. Já disse Raul, "as estrelas, elas brilham como eu", em uma música sua que eu não lembro o título. Eu percebi isso porque as pessoas estranhavam quando reparavam que tinha alguém olhando pro céu (se bem que no meu caso as pessoas estranham quase tudo o que eu faço...), provavelmente se perguntando o que este maluco que vos escreve tinha perdido entre as estrelas. Bem, Mestre Pitágoras diria facilmente que o que perdi (eu ou qualquer pessoa) entre as estrelas tinha sido nada mais, nada menos do que a Paz Profunda e Eterna e por isso anseamos em voltar pra lá, a Pátria Celeste. Como comentário, acrescento que essa é a origem da idéia cristã de um paraíso no céu.
Mas as estrelas têm algo mágico que só é percebido por quem realmente as admira. Quando você começa a olhar uma estrela sem nenhum interesse que não seja olhar para estrela, ver como ela é bonita, você começa a fazer uma viagem para dentro de si mesmo, e por causa disso é difícil você desviar sua atenção de uma estrela que se está admirando. Fui fazendo esse mergulho que Órion mais de uma vez me convidou e que eu sempre atendo, mas desta vez com um motivo especial. Existe uma pessoa que está sendo um motivo de muita felicidade e alegria para mim (e que com certeza lerá este trecho e saberá que é ela - a propósito, eu já disse que gosto de você hoje?), e que está me fazendo sonhar com coisas mais alegres e interessantes que os pesadelos usuais que se convencionou chamar vida. Pequena digressão: falem o que quiser, mas quando se gosta de uma outra pessoa o mundo fica mais colorido, mais mágico e tudo fica mais fácil e mais bonito, e aí se entende por que vale a pena viver. Qualquer um que tenha gostado de uma outra pessoa sabe disso, não é segredo pra ninguém.
Pois bem, fiz esse mergulho para dentro de mim e encontrei muitas coisas legais ali. Normalmente eu evitava esse tipo de coisa porque o que eu via não era muito legal. Sempre tive pouca esperança nas coisas boas do mundo, por mais que eu vendesse um outro peixe, e quando eu mergulhava nessa introspecção eu acabava vendo essas coisas todas e ficava desanimado. Sei que é normal se decepcionar com a vida, mas se eu ficasse contemplando essas decepções eu iria dar um tiro na cabeça, ou coisa assim, tal é a carga deprê. Ou melhor, era. Como eu disse, quando se gosta de uma pessoa tudo fica mais bonito, mais colorido (pessoas debochadas e céticas diriam mais gay, e eu concordo com elas se traduzirmos a palavra gay para português: alegre), e isso se reflete na forma que você vê o mundo e no que você espera dele. Comecei a pensar em coisas que eu normalmente não penso, temas ditos mais sérios mas que pra mim não significam normalmente muita coisa: futuro, medo da solidão, importância do planejamento a longo prazo... e o engraçado, e isso é uma das coisas legais de se estar gostando de alguém, é que você invariavelmente inclui essa pessoa em todas as coisas felizes que você vê durante essa introspecção. Racionalmente sabemos que isso acontece porque gostamos da pessoa, estamos sendo felizes com ela e por isso associamos a imagem dela aos momentos de felicidade - mas é aí que eu digo que se foda a racionalidade, eu quero aproveitar a magia desse momento, porra!!! Ficar divagando sempre foi o meu esporte preferido, mas eu ficar divagando em coisas boas é raro. Não vou dizer o que pensei aqui porque é muito pessoal e não sei se a pessoa que eu imaginei junto de mim gostaria desse nível de exposição (tadinha, ela é tímida - nada que com o tempo eu não dê um jeito...), mas pra ela saber o que eu andei vendo vou dar uma pista: foi aquilo que estávamos conversando quando eu saí com aquela piada totalmente sem graça.
Depois de um tempo divagando eu me vi ali, como um simples "escrivinhador" de emoções com muitas idéias na cabeça. Sempre que eu volto de uma introspecção dessas eu fico um tempo pra organizar as idéias e depois eu sento meu traseiro gordo em uma cadeira e ponho tudo no papel (ou no computador, o que for melhor). Agradeço a Órion por ter estado ali nesse dia e a essa pessoa muito maravilhosa por estar comigo. Não agradeço à Light porque ela falhou com o cumprimento de seu trabalho e por isso não merece nem um tapinha nas costas - mas não merece esporro porque acabou vindo pro bem essa falha.

Tudo bem, eu estou ficando meio bobo, mas eu estou gostando de alguém e por isso eu tenho esse direito, ok? Quem estiver incomodado que encontre uma pessoa pra gostar.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger