Manual de Instruções

Caros leitores, após muito tempo decidi quebrar alguns de meus votos de silêncio. Um deles inclui voltar a escrever por aqui. O outro, falar de política. Tarja Preta versão 3.0, divirtam-se!
Caso você encontre em algum dos meus textos algo interessante e queira compartilhar com seus amigos ou em seu site, revista, jornal, etc., sinta-se à vontade. Basta indicar a fonte e recomendar a leitura do blog, e todos os textos que estão aqui estarão ao seu dispor.

P. S.: decifra-me ou devoro-te!

sexta-feira, 27 de maio de 2011

"Admirável Mundo Novo" vs "1984" -

Caro Leitor

Chegou ao meu Google Buzz a seguinte tirinha (não vou colocar aqui porque ela é meio grandinha, e vai pesar o site demais). Infelizmente aqueles não acostumados ao idioma do Tio Sam não vão entender a pertinência da análise contida nesse link, mas, para situar esses desafortunados, trata-se de uma comparação entre dois futuros possíveis e distópicos para a humanidade. Um desses possíveis é a sociedade da overdose de informação inútil e culto ao prazer de "Admirável Mundo Novo", de Aldous Huxley, enquanto o outro possível é a tirania de vigilância, controle e terror do IngSoc de "1984", de George Orwell. A tirinha nos convida, por fim, a uma profunda reflexão sobre os rumos que nossa sociedade tem tomado, e as conclusões não são nada bonitas.
Em meu juízo, opino que a conclusão final da tirinha é um pouco exagerada, pois se chegam a nós mais informação espúria do que o tempo nos permite reconhecer como tal (soterrando as poucas informações úteis que ainda existem) e a verdade é só mais um dado entre tantos dados, por outro lado é inegável a política de controle do fluxo de informações a que estamos submetidos (tipo a censura que o STF impôs ao Estado de São Paulo). "Admirável Mundo Novo" e "1984" descrevem as duas faces de nossa sociedade: o culto ao prazer e à ignorância e o controle rígido do Estado.
Que Deus nos ajude.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger