Manual de Instruções

Caros leitores, após muito tempo decidi quebrar alguns de meus votos de silêncio. Um deles inclui voltar a escrever por aqui. O outro, falar de política. Tarja Preta versão 3.0, divirtam-se!
Caso você encontre em algum dos meus textos algo interessante e queira compartilhar com seus amigos ou em seu site, revista, jornal, etc., sinta-se à vontade. Basta indicar a fonte e recomendar a leitura do blog, e todos os textos que estão aqui estarão ao seu dispor.

P. S.: decifra-me ou devoro-te!

domingo, 1 de abril de 2007

A re-feudalização do ocidente

Vivemos mesmo sob a sombra gloriosa do Império Romano do Ocidente. Se aparece um grande líder, ele é um Augusto; se aparece um grande revolucionário, ele é Espátarco; se aparece um grande general, é César que reencarna. Mas não é essa questão que me incomoda agora, mas sim uma outra.
Finalmente eu descobri a função dos historiadores: olhar para o passado e fazer as comparações com o presente. Foi durante uma conversa com minha irmã, durante a qual ela me solta a pedrada: "o ocidente está passando por uma re-feudalização".
- Por que raios você diz isso?, perguntei.
- É muito simples, ela responde. Lembra o que aconteceu no último século do Império Romano do Ocidente?
- Sim: as pessoas estavam indo morar nas propriedades dos senhores de terras, pois o Estado estava mal das pernas e não garantia a proteção delas contra os germanos. Isso foi a base do sistema feudal.
- Exato. E o que vemos nos dias de hoje?
Eu parei pra pensar por alguns minutinhos. Lembrei das grades que as pessoas são obrigadas a ter em suas janelas para defenderem seus bens, do Estado que é incapaz de fazer algo a respeito. Lembrei de uma matéria que eu li em um jornal há alguns dias que dizia que crianças da Zona Sul do Rio de Janeiro ia para suas escolas em vans fechadas (blindadas?) porque seus pais tinham medo da violência das ruas. Tudo bem que se vive uma guerra civil não-declarada na cidade, mas ainda não se chegou a esse ponto.
Então eu me lembrei de uma das máximas de César: dividet et imperatur (divide e conquista, usada durante a campanha da Gália). Aprofunde ao máximo possível todas as diferenças entre um povo e sente-se para assistir aos atritos de camarote, comendo pipocas e rindo de todo o caos gerado. Aí eu pensei: "a globalização não integra porcaria nenhuma, e sim aprofunda as diferenças internas de um povo!" Estendi minha mente para tentar abranger em meu raciocínio todo o mundo ocidental (quem me conhece sabe que eu desconsidero a existência do oriente em meus pensamentos) e vi que as vacas lá de fora têm o mesmo nome das nossas e produzem o mesmo leite. Simplesmente as fronteiras sociais e culturais estão sendo cada vez mais alargadas, e eu não quero imaginar quais interesses de qual César estão sendo atendidos com isso.
Fui obrigado a responder:
- A re-feudalização do ocidente.

Um comentário:

Dani Cavalheiro disse...

Exatamente, eu sou phoda, e a minha galera historiadora também

(apesar dos pesares)

=)

Powered By Blogger