Manual de Instruções

Caros leitores, após muito tempo decidi quebrar alguns de meus votos de silêncio. Um deles inclui voltar a escrever por aqui. O outro, falar de política. Tarja Preta versão 3.0, divirtam-se!
Caso você encontre em algum dos meus textos algo interessante e queira compartilhar com seus amigos ou em seu site, revista, jornal, etc., sinta-se à vontade. Basta indicar a fonte e recomendar a leitura do blog, e todos os textos que estão aqui estarão ao seu dispor.

P. S.: decifra-me ou devoro-te!

segunda-feira, 26 de abril de 2010

LÊNIN: 140 ANOS! (originalmente publicado no Ex-Blog do Cesar Maia, edição de 26/04/2010)

Nota: o artigo a seguir foi originalmente publicado no Ex-Blog do Cesar Maia, edição de 26/04/2010. Retransmito por causa da crítica que o padroeiro dos partidos da foice e martelo faz ao populismo praticado por certos presidentes da América Latina.

LÊNIN: 140 ANOS!
                
1. Lênin nasceu em 22 de abril de 1870. Seu pensamento influenciou politicamente o século 20. Este Ex-Blog destacou um trecho de um texto que Lênin escreveu em 1897, quando tinha 27 anos: "A que herança renunciamos?". Esse trecho é parte do capítulo IV: "Os iluministas, os populistas e os 'discípulos'."
                
2. "O populismo tende a deter e paralisar o desenvolvimento, teme a destruição de certos obstáculos que se opõem ao desenvolvimento do capitalismo.  O populismo, conduz naturalmente ao pessimismo histórico: quanto mais longe as coisas caminharem assim, tanto pior. O populismo colocou o problema do capitalismo na Rússia, mas resolveu-o no sentido de que o capitalismo era reacionário. Os populistas sempre combateram aqueles que aspiram à europeização da Rússia, em geral partindo do ponto de vista da unidade da civilização, porque não queriam ir tão longe no desenvolvimento desta civilização, quer dizer, da civilização capitalista."

Nenhum comentário:

Powered By Blogger