Manual de Instruções

Caros leitores, após muito tempo decidi quebrar alguns de meus votos de silêncio. Um deles inclui voltar a escrever por aqui. O outro, falar de política. Tarja Preta versão 3.0, divirtam-se!
Caso você encontre em algum dos meus textos algo interessante e queira compartilhar com seus amigos ou em seu site, revista, jornal, etc., sinta-se à vontade. Basta indicar a fonte e recomendar a leitura do blog, e todos os textos que estão aqui estarão ao seu dispor.

P. S.: decifra-me ou devoro-te!

quarta-feira, 9 de julho de 2008

4. Questão da Mente

Se os predicados que definem o ser humano é ser capaz de linguagem e ser pensante - mais precisamente, ser capaz de linguagem de homem, posto que diversos animais apresentam alguma forma de comunicação entre si; e ser capaz de pensar em linguagem de homem, posto que é preciso que, para se comunicarem, os animais pensem de alguma maneira; e estou usando a expressão "de homem" com o mesmo sentido atribuído pelo vulgo à palavra "humano" -, torna-se evidente que o que permite a ele ir além do homem é a linguagem de homem. Se é por meio da linguagem que o ser humano vai além do homem, é preciso que exista no ser humano uma estrutura não existente no homem e que permita ao ser humano usar a linguagem de homem. Como a capacidade de pensar não pertence ao homem, mas apenas ao ser humano, tal estrutura deverá necessariamente estar alojada no pensamento. Então, temos que a primeira estrutura determinante do ser humano não é a linguagem de homem, mas o pensamento de homem - posto que a linguagem de homem desta se deriva. Sendo assim, é preciso determinar onde se encontra essa primeira estrutura determinante do ser humano - o pensamento de homem - em sua constituição lógica, e esse lugar é a mente. Ao privarmos um ser humano de sua mente privar-lo-emos de sua capacidade de pensamento de homem, e a implicação disto é que na mente reside o pensamento de homem. Se na mente reside o pensamento de homem e este tipo de pensamento é a primeira estrutura determinante do ser humano, então a mente é aquilo de mais fundamental que caracteriza o ser humano - a substância humana, por assim dizer. Assim, podemos definir o ser humano como ser dotado de mente.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger