Manual de Instruções

Caros leitores, após muito tempo decidi quebrar alguns de meus votos de silêncio. Um deles inclui voltar a escrever por aqui. O outro, falar de política. Tarja Preta versão 3.0, divirtam-se!
Caso você encontre em algum dos meus textos algo interessante e queira compartilhar com seus amigos ou em seu site, revista, jornal, etc., sinta-se à vontade. Basta indicar a fonte e recomendar a leitura do blog, e todos os textos que estão aqui estarão ao seu dispor.

P. S.: decifra-me ou devoro-te!

sábado, 24 de março de 2012

Vá em paz, Chico

Não há palavras para descrever o pesar que me tomou quando soube da morte de Chico Anysio, ocorrida ontem. Seus personagens carismáticos, sua crítica ácida não apenas do estilo de vida dito burguês como das críticas a esse estilo de vida... Impossível não se lembrar desse humorista tão genial ao ponto de se tornar onipresente em nossas memórias.
Vá com Deus, Chico. Seu legado fala muito mais eloquentemente do que quaisquer palavras que eu possa escolher. E agora, mais do que nunca, lamentamos muito o egresso de pessoas como Rafinha Bastos no mundo do humor.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Quem disse que Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro foi uma boa coisa pro povo?

Fonte: Ex- Blog do Cesar Maia, edição de 12/03/2012

RIO-2016: PROBLEMAS NO PROJETO DE EDIFÍCIOS AO LADO DA RODOVIÁRIA!

    
1. Entende-se a ansiedade da prefeitura do Rio de mostrar qualquer coisa à Comissão do COI, que está chegando para inspecionar o andamento. De prático não há nada, ou quase. Então vai mostrar a praça do Rock'n Rio e a maquete do projeto de edifícios ao lado da Rodoviária Novo Rio, hipotética futura Vila de Jornalistas. Hipotética, pois com o núcleo dos JJOO na Barra vai ser difícil convencer jornalistas de ficarem por ali. Mas há problemas delicados nesse projeto.
    
2. A área na Av. Francisco Bicalho, lado direito no sentido Centro-Área Portuária, onde serão construídos os edifícios, se chama Praia Formosa. Toda a Francisco Bicalho, até a Praça da Bandeira -num sentido- e Campo de Santana -em outro-, era um braço de mar, aterrado na reforma urbana do Rio e construção do novo porto, a partir de 1903, no governo Rodrigues Alves. E ali era uma praia, a Formosa.
   
3. Tudo feito com tecnologia da época. Por isso, a Francisco Bicalho sempre alaga numa chuva mais forte. Seus dois lados são de pequeníssimo adensamento, com a estação Leopoldina, a Usina de Asfalto e o IML de um lado e a praia Formosa de outro. Essa era o pátio de manobras dos trens de carga. Depois, galpões de escolas de samba do segundo grupo.
  
4. Adensar a área sem refazer o sistema de drenagem será a fórmula do caos. Imagine-se uma Vila de Jornalistas cercada de enchente, sem mobilidade, no caso de uma chuva média no período dos jogos?
  
5. E há mais dois problemas tão graves quanto. O primeiro é uma mentira, mais uma: haveria um Hotel 5 estrelas no local onde era a Usina de Asfalto. Todos os hotéis cinco estrelas do Rio estão na orla, da Glória à Barra da Tijuca. O mercado não absorverá um hotel de 5 estrelas ali e nenhum investidor vai jogar dinheiro fora.
  
6. O terceiro problema é a propriedade da área. Esta pertence à RFF -rede ferroviária federal- que se encontra em um complexo processo de liquidação, com um enorme passivo, especialmente trabalhista. A massa falida da RFF terá que ser paga. Aliás, já deveria ter sido paga, pois com o anúncio do projeto, ela será automaticamente valorizada com um valor potencial difícil de precisar.
  
7. E um problema colateral, que é uma espécie de rotina nos projetos da atual prefeitura. Ninguém sabe por que -nem como- a empresa divulgada foi escolhida; ninguém conhece a memória de cálculo dos valores, que valor de apartamentos a serem disponibilizados à venda para posse em 2017, para avaliação de mercado, enfim..., fora os costumeiros croquis coloridos para conseguir espaço na imprensa, nada se sabe. E vai se acumulando trabalho para as investigações de praxe do MP.
           
8. Em tempo. O consórcio Solace, que obteve a concessão do empreendimento é formado pelas empreiteiras OAS, Odebrecht e Carioca Engenharia.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Menos Marketing, mais qualidade (retransmissão de artigo)

Menos Marketing, mais qualidade

Fonte: http://www.joseserra.com.br/archives/artigo/menos-marketing-mais-qualidade


Ao fim de nove anos de governo do PT, a política educacional brasileira resultou numa verdadeira sopa de pedras. Não tem consistência, e as iniciativas desconexas vão se sucedendo — pedras jogadas na panela aquecida por vultosos recursos públicos, produzindo pouca substância. Os estados e os municípios cuidam da pré-escola, ensino fundamental e médio. Mas a esfera federal detém capacidade legislativa e normativa, além de recursos em grande escala, para atuar no setor. No ensino superior público, o grande agente é o ministério da Educação, com a exceção de uns poucos estados que têm grandes universidades.

O mais recente exemplo dessa inconsistência é o Plano Nacional de Educação 2011-2020, resumido pelo novo titular da Educação no Senado, Aloizio Mercadante. A superficialidade e a confusão das falas do ministro afligem aqueles que consideram a educação o principal desafio brasileiro neste século.

Nem no Plano nem nas falas há qualquer pista para enfrentar o fato de que o ensino superior público no Brasil, na era petista, foi além da estagnação. Acredite se quiser: em 2010, formou 24 mil estudantes a menos do que em 2004, segundo estimativa de Carlos Brito, da FAPESP, destoando da fase de forte expansão no governo FHC e do ministro Paulo Renato.

No momento, a pedra mais vistosa atirada na sopa são os tablets, a serem distribuídos de graça. Ninguém responsável pode rejeitar a chegada das modernas tecnologias às salas de aula. Mas não passa de mistificação barata — ou muito cara, a depender de como se faça — essa história de que a educação só melhora se cada aluno e cada professor tiverem nas mãos um iPad, como promete o ministro. Rejeitar a adoção de modernas tecnologias seria o mesmo que combater a luz elétrica e a água encanada. Mas um professor mal preparado o será em qualquer circunstância. Um aluno que mal sabe escrever e multiplicar não será redimido por um tablet. A distribuição de material eletrônico, sem bons guias curriculares e programas de formação e qualificação dos professores, é dessas firulas atrás de manchetes. O governo Lula fez isso em 2005, com laptops — "Um Computador por Aluno", lembram? O fracasso foi retumbante.

Como noticiou este jornal, 3,8 milhões de crianças e jovens não estão na escola; na faixa dos 15 aos 17 anos, nos oito anos de FHC e P. Renato, o percentual fora da escola caiu de 33% para 18%. Depois disso, a inclusão se desacelerou e 14% ainda não frequentam nenhuma instituição de ensino. Acredite se quiser: em 2010 houve menos concluintes do ensino médio do que em 2003, com um decréscimo anual de 0,5% ao ano.

Com ou sem tablets – eles são uma ferramenta e não uma política pública em si – o Governo Federal deveria se empenhar em pôr na escola essa imensa fatia da juventude e elevar o padrão de ensino, em especial expandindo o ensino profissionalizante. Não é o que se vê. Tome-se o Pronatec, programa copiado do Protec, proposta nossa durante a campanha de 2010, tão combatida pelos petistas. Além do atraso para dar início ao programa, foram excluídas as bolsas em escolas técnicas particulares, precisamente as que atendem a jovens mais pobres. Isso exclui cerca de 50% dos alunos de escolas técnicas.

Em São Paulo, em 11 anos, foram criadas 104 novas escolas técnicas de nível médio, abrindo 150 mil vagas adicionais. É preciso pensar mais no estudante e menos nas manchetes; mais em dar uma resposta aos problemas reais dos alunos e de suas famílias e menos em soluções marcadas pela publicidade e pelo açodamento. A improvisação é tanta que a capacitação técnica de professores e o método pedagógico que deveriam orientar a utilização dos milhões de tablets prometidos só estão previstos para depois da chegada dos aparelhos!

Outra pedra atirada na sopa da educação petista foi a tentativa de transformar o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, numa prova de acesso à universidade. Sob o pretexto de pôr fim ao vestibular nas universidades federais, criou-se o maior vestibular do mundo ocidental. Assistiu-se a um festival de trapalhadas, injustiças, arbitrariedade, subjetivismo e falta de critério na correção das provas. No fim, o aluno nem sabe direito por que tirou essa ou aquela nota. Pior: as críticas corretas e sensatas foram consideradas tentativas de sabotagem. A incompetência flerta freqüentemente com o autoritarismo.

Ao abordar as dificuldades do Enem como "vestibulão", o novo ministro produziu mais uma pérola, dizendo que os problemas decorrem do fato de o Brasil ser muito grande e alegou que isso não é culpa do MEC. Será que o PT vai esperar que o país encolha para começar a governá-lo com competência? Ou quem sabe seus ministros possam se candidatar a cargo de gestores na Escandinávia, cujos países são bem menores do que o Brasil e que solicitam menos dos homens públicos, pois muitas das condições que ainda infelicitam o nosso povo já estão resolvidas por lá. É sempre bom lembrar que o Brasil, afinal de contas, já tinha esse tamanho antes de o PT chegar ao poder.

Em 2009, 65 nações participaram do Pisa, o Programa Internacional de Avaliação de Alunos, que verifica o conhecimento de estudantes de 15 anos em matemática, leitura e ciências. O resultado é vexaminoso: o Brasil obteve o 54º lugar, junto ao Panamá e Azerbaijão, atrás de países como Bulgária, Romênia, México, Chile e Uruguai.

O que nos falta? Tablets? Sem uma política pública conseqüente de valorização e qualificação do professor, eles são inúteis. Servem à propaganda, não aos estudantes; servem à demagogia, não à elevação das sofríveis condições de ensino no Brasil. É possível, sim, mudar essa realidade desde que se façam as escolhas certas. As autoridades nacionais da área educacional precisam perseguir menos a publicidade e mais a qualidade. Se o fizerem, as notícias fatalmente os alcançarão.

Metrô do Rio e crime ambiental, tudo a ver

Fonte: Ex-Blog do Cesar Maia, edição 08/03/2012

Comentários: mais uma da série de absurdos ectoplasmados (por falta de neologismo melhor...) na inutilidade pública do Metro do Rio. Afora carregar os trabalhadores dos condomínios da Zona Sul de suas casas a seus locais de trabalho e interligar o Maracanã com o nada e com o lugar nenhum, não existe razão de ser da atual topografia do Metro do Rio. Que tal, no lugar de destruir a Praça Nossa Senhora da Paz, interligar pelo menos o aeroporto do Galeão com uma estação de verdade de metrô?

NÃO A MOTOSERRA DE IPANEMA! MOVIMENTO "OCUPE A PRAÇA NS DA PAZ"!

(Coluna do Zuenir Ventura - Globo, 07) 1. A coluna Gente Boa (obs.: e este Ex-Blog uns dias antes) denunciou que "113 árvores, algumas com mais de 60 anos, serão retiradas da Praça N. S. da Paz para a construção da estação de metrô". Dessas, se contei direito, 41 têm o tronco tão volumoso que eu não conseguiria abraçar. Os geniais autores da extravagante ideia dizem que elas serão transferidas para outro local e depois voltarão à origem. Olhando as gigantescas árvores, cujas raízes se espalham pelo chão, fiquei curioso de saber como será a operação de extração, transporte e transplante. Na Amazônia, os desmatadores usam grossas correntes para arrancar e arrastar os troncos. Será que vão usar aqui o mesmo sistema? Quem sabe?
    
2. Por muito menos, em 1980, ainda com ditadura militar, um pioneiro movimento de protesto ecológico ficou como marco de resistência cívica. Quando souberam que para construir um condomínio iam derrubar uma centenária figueira, moradores do Jardim Botânico se mobilizaram, protestaram, recorreram à Justiça e conseguiram que o projeto fosse modificado para que a árvore permanecesse de pé. Além disso, um decreto municipal garantiu a integridade da "Figueira da Rua Faro", que continua lá até hoje como símbolo da luta pela preservação ambiental no Rio. A Associação de Moradores e Projeto de Segurança de Ipanema, deveria recorrer ao Ministério Público, Ibama, Iphan, Inepac e secretarias. É claro que ajudaria muito se um pouco da energia e da animação despendidas pelos milhares de foliões ipanemenses no carnaval se transformasse em indignação e resolvesse criar o bloco Ocupe a Praça.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Populismo eleitoral + crise internacional = ...

Fonte: Ex-Blog do Cesar Maia, edição de 07/03/2012

Comentários: A análise do sr. Maia concorda com o que eu venho falando há anos: o PT vai destruir o Brasil simplesmente por não saber governar. Lula mesmo disse, há pouco tempo, que ser oposição era mais fácil que governar, pois oposição não precisa cumprir as promessas que faz, e me parece (e, ao que tudo indica, ao sr. Maia também) que a sra. Rouseff governa como se fosse oposição. Lembremos que colhemos ainda as consequências da "excelente" gestão da referida senhora quando esta era a responsável pelo Ministério de Minas e Energia...

DILMA E MANTEGA CULPAM LULA PELOS 2,7% DO PIB DE 2011! ADOTAM O SUB-NEO-COLONIALISMO!
            
1. Dilma e Mantega tocaram o mesmo realejo. A economia brasileira cresceu somente diminutos 2,7% em 2011 por culpa da crise econômica mundial. Mantega também lembrou da inflação. A crise aflorou em 2008. Lula disse que era só uma marolinha. Pelo que diz a Dilma, é muito mais do que isso. Pelo que diz Mantega, a inflação é uma herança maldita. E esse mesmo 'tsunami' de liquidez que ela reclama foi o que empurrou a economia brasileira. Antes eram os derivativos. Os juros brasileiros só fazem atrair esse 'tsunami'. E se há mesmo essa nuvem de liquidez, Dilma não deveria reclamar, pois de outra forma a recessão europeia seria muito maior com os reflexos recitados.
            
2. Realmente. Lula respondeu à crise com um keynesianismo juvenil. Um dólar baixo e um juro alto lubrificaram de dólares as reservas brasileiras em divisas e ajudaram a conter, por um tempo, a inflação. Mas o tempo passa e o Disney-dólar fez a festa dos turistas brasileiros e abriu um rombo nas contas correntes do balanço de pagamentos. E a combinação do Disney-dólar e do consumismo arrasou a competitividade da indústria brasileira que, em 5 anos, passou de um superávit de 18 bilhões de dólares para um déficit de 50 bilhões de dólares. E com um pé eleitoral no acelerador keynesiano, a economia -dopada- cresceu 7,5% em 2010.  
            
3. E agora vem a conta, na forma de inflação, estrangulamento crescente nas contas correntes e a indústria brasileira de joelhos. Mas Dilma não pode reclamar, pois ela é esse próprio processo e meta eleitoral. E está numa cama de gato: se baixar os juros para um nível pelo menos chileno, pode ser que a saída de capitais fluídos seja antecipada  e acelerada. A política econômica do binômio Lula-Dilma é sub-neo-colonial. Ou seja: exportar matérias primas e importar produtos industrializados.
            
4. Vergonhosamente, o que cabe, agora, a Dilma é romper o acordo automotivo com o México, pedir ao vice-presidente da China que reduza as exportações e programar uma conversa com Obama para que este ajude a corrigir nossa balança comercial com os EUA, que passou a ser deficitária. Colonialmente, de joelhos.
            
5. Sugestão deste Ex-Blog. A projeção para o Brasil é muito pior para 2013, com o refluxo de dólares. É bom esquecerem a eleição de 2012 e adotar as medidas que a economia brasileira precisa em relação aos juros, em relação ao câmbio, ao custo Brasil de infraestrutura, etc. e tal.

terça-feira, 6 de março de 2012

Exemplo da Finlândia: será que Sérgio Cabral já leu?

Fonte: Ex-Blog do Cesar Maia, edição de 06/03/2012.

"EDUCAÇÃO É PÚBLICA, SEM PRIVATIZAÇÃO, NEM POLÍTICAS REGIDAS PELO MERCADO, SEM AVALIAÇÕES PADRONIZADAS E COM PROFESSORES BEM PAGOS"!
       
Globo – 27/02/2012. Entrevista de página inteira. Trechos. Pasi Sahlberg, diretor de centro de estudos vinculado ao Ministério da Educação finlandês.   Autor do livro, "Lições finlandesas: o que o mundo pode aprender com a mudança educacional na Finlândia?".
       
1. Introdução. No ranking do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) aplicado em 65 países pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, a Finlândia alcançou o 3º lugar. O país chama a atenção não só pelos bons resultados, mas por apresentar um modelo diferente dos outros líderes do ranking, Na Finlândia, há pouco dever de casa, e a maior preocupação é com a qualidade dos professores e dos ambientes de aprendizado. Não há avaliações periódicas padronizadas de alunos e docentes, que não recebem remuneração por desempenho. E todo o sistema escolar é financiado pelo Estado.  
       
2. PASI SAHLBERG. 2.1. A nossa reforma educacional não foi guiada pelo sucesso escolar e, sim, pela democratização do acesso a escolas de qualidade.  Os pontos fortes do sistema finlandês são o foco nas escolas, para que elas possam ajudar as crianças a ter sucesso; educação primária de alta qualidade, que dê uma base sólida para as etapas seguintes do aprendizado; e a formação de professores em universidades de ponta, que tornaram a profissão uma das mais populares entre os jovens finlandeses. A Finlândia manteve uma política pública estável desde a década de 70. Diferentes governos nunca tocaram nos princípios que nortearam a reforma, apenas fizeram um ajuste fino em alguns pontos.
     
2.2. Essa ideia de uma escola pública de qualidade para todos os finlandeses foi um consenso nacional construído desde a Segunda Guerra Mundial. É o que no livro eu chamo de "sonho finlandês". As crianças devem ser vistas como indivíduos que têm diferentes necessidades e interesses na escola. Ensinar deve ser uma profissão inspiradora com um grande propósito de fazer a diferença na vida dos jovens. Infelizmente, esses princípios básicos deram lugar a políticas regidas pelo mercado em vários países. Essa lógica de testar estudantes e professores direcionou os currículos e aumentou o tédio em milhões de salas de aula. A fórmula para uma reforma da educação em muitos países é parar de fazer essas coisas sem sentido e entender o que é importante na educação.
    
2.3. Primeiro, a experiência da Finlândia mostrou que é possível construir um modelo alternativo àquele que predomina nos Estados Unidos, na Inglaterra e em outros países. Mostramos aqui que reformas guiadas pelo mercado, com foco em competição e privatizações não são a melhor maneira de melhorar a qualidade e a equidade na educação. Segundo, é importante focar no bem-estar das crianças e no aprendizado da primeira infância. Só saudáveis e felizes elas aprenderão bem. Terceiro, a Finlândia mostrou que igualdade de oportunidades também produz um aumento na qualidade do aprendizado.
     
2.4. Professores são profissionais de alto nível, como médicos ou economistas. Eles precisam de uma sólida formação teórica e treinamento prático. Em todos os sistemas educacionais de sucesso, professores são formados em universidades de excelência e possuem mestrado. O salário dos professores deve estar no mesmo patamar de outras profissões com o mesmo nível de formação no mercado de trabalho. Também é importante que professores tenham um plano de carreira, com perspectivas de crescimento e desenvolvimento.
    
2.5. O magistério é uma das profissões mais populares entre os jovens finlandeses. Todo ano, cerca de um a cada cinco alunos que terminam o ensino médio tem a carreira como primeira opção. Há dez vezes mais candidatos para programas de formação de docentes para educação infantil do que vagas nas universidades.  Tecnologia é parte das nossas vidas e é usada nas escolas finlandesas. Professores na Finlândia usam tecnologia para ensinar de maneiras muito diferentes. Alguns, a utilizam muito e outros raramente. Aqui a tecnologia é uma ferramenta, mas o foco continua sendo na pedagogia entre pessoas, sem tecnologia. A tecnologia não deve guiar o desenvolvimento educacional e, sim, ser uma ferramenta como várias outras.
   
2.6. A mais importante das lições é que há uma alternativa para se chegar ao sucesso prometido por reformas guiadas pelo mercado. A Finlândia é o antídoto a este movimento que impõe provas padronizadas, privatização de escolas públicas e remunera os professores com base em avaliações de desempenho que se tornou típico de diversos sistemas educacionais pelo mundo.


--
Cordialmente,
Luís Fernando Carvalho Cavalheiro
Professor de Filosofia e Instrutor de Tai Chi Chuan Wudang
Tel: (21) 7728-2644 / ID: 113*96789


sexta-feira, 2 de março de 2012

Quem votou no PMDB dever ter orgulho do que fez com nossa cidade e nosso estado...

Fonte: Ex-Blog do Cesar Maia, edição de 02/03/2012

Notas: o exposto dispensa comentários. Cesar Maia, ex-prefeito e candidato declarado às eleições municipais do Município do Rio de Janeiro como vereador, mais uma vez esbanja pertinência em suas análises, e mostra claramente o prejuízo cívico e o aviltre provocados pelo parasitismo do PMDB nos governos estadual e municipal. Em artigo anterior, Maia comenta como o PMDB conseguiu esvaziar a importância política do Município a tal ponto que hoje se encontra reduzido a discreto coadjuvante no cenário político nacional - ou pior, elemento de composição de cenário apenas. Hoje, ele nos brinda com duas elegantes, porém ferinas, constatações de fatos: a apatia do cidadão carioca médio, e a ingsocialização (neologismo recém-criado baseado no nome do partido governante da Oceania de 1984, IngSoc) do governo do Estado do Rio de Janeiro.
Que Deus nos ajude.

NO RIO, ESPÍRITO CRÍTICO DOMADO!


(Coluna Claudia Antunes - Folha de SP, 01) 1. Na madrugada da segunda-feira de Carnaval, enquanto a Beija-Flor desfilava no Sambódromo, a polícia do Rio fez uma operação no vizinho morro de São Carlos para prender um traficante.  O criminoso foi capturado num tiroteio em que um adolescente de 14 anos foi morto. O São Carlos sedia uma UPP que enfrenta problemas de adaptação, com reação do tráfico e casos de corrupção de policiais.  Seria saudável que a opinião pública carioca questionasse se valeu a pena arriscar a morte de um garoto pela prisão de um bandido que já deve ter sido substituído na favela.

2. Ainda mais quando se sabe que um dos principais desafios das UPPs é conquistar os jovens, que passam a ter seu cotidiano regulado pela polícia. Ocorre que no Rio vozes questionadoras têm encontrado pouco eco. A cidade vive uma boa fase, mas o oba-oba dos preparativos para a Copa e a Olimpíada domou seu espírito crítico. A Secretaria de Segurança paira acima de ataques, e restrições às obras urbanísticas raramente são levadas em conta.

                                                    * * *

CHAVISMO ENTRA NO ESTADO DO RIO: ESTADO DE DIREITO É ATROPELADO!
    
(Colunista Cristina Grillo - Folha de SP, 02) 1. A audiência no conselho disciplinar do Corpo de Bombeiros, que decide segunda-feira se expulsa da corporação o cabo Benevenuto Daciolo, líder do movimento grevista da categoria, recusou o pedido de advogados do militar para que fosse prorrogado o prazo de sua defesa. Com a rotina da cidade -quase- toda suspensa, é um pedido razoável, em nome do direito de ampla defesa. Ainda mais levando-se em consideração o decreto do governador Sérgio Cabral, publicado no dia 10 de fevereiro, que reduziu de 30 para 15 dias os prazos para que os Conselhos de Disciplina da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros julguem infrações cometidas.  
   
2. Foi negado também à defesa o pedido para que fosse anexada ao processo a íntegra das gravações telefônicas, autorizadas pela Justiça da Bahia, nas quais Daciolo conversa com deputados sobre a greve.  Do processo contra o militar constam apenas os trechos veiculados no "Jornal Nacional".  Não se trata de defender este ou aquele lado. A questão é: todos nós, sem exceção, temos direito ao que, no linguajar jurídico, chama-se de devido processo legal, garantido pela Constituição Federal. Dele deriva outro direito fundamental: o da ampla defesa. Fica difícil alguém defender-se sem conhecer o inteiro teor das acusações -no caso, sem que constem do processo todas as gravações feitas na Bahia.
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